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Rolex Center Learning (Centro de Aprendizagem Rolex) - Lausanne/Suiça

domingo, 19 de agosto de 2012

 

 O Rolex Center Learning, projeto resultante de um concurso vencido em 2004 pelo escritório de arquitetura japonês de renome internacional SANAA, é ao mesmo tempo um laboratório de aprendizagem, uma biblioteca com 500.000 livros e um centro cultural internacional. É aberto a estudantes e ao público. Em uma superfície contínua de 20 000 m2 que oferece serviços, bibliotecas, centros de informação, espaços sociais, locais de estudo, restaurantes, cafés e belos espaços ao ar livre. "O Centro de Aprendizagem Rolex exemplifica nossa escola, onde as fronteiras tradicionais entre as disciplinas são ultrapassadas, onde matemáticos e engenheiros encontram-se com neurocientistas e microtecnicos para criar tecnologias que melhorem nossas vidas diárias. Convidamos o público a descobrir este espaço para que entendam que o ato de trabalhar na ciência significa participar no progresso da sociedade ", disse Patrick Aebischer, presidente da EPFL.

O edifício é extremamente inovador, com declives suaves e terraços, ondulando em torno de "pátios" para dentro. Sem mencionar os pilares quase invisíveis de apoio à curva do telhado, uma estrutura que exigiu novos métodos de construção.



 ” Os edifícios de Sejima e Nishizawa parecem realmente simples. Os arquitetos têm uma visão das edificações como um todo, onde a presença física recua e forma uma espécie de ‘pano de fundo’ para pessoas, objetos, atividades e paisagens. Eles exploram como poucos as propriedades fenomenais do espaço contícuo, da luz, da transparência e da materialidade, com o objetivo de criar uma síntese sutil.
A arquitetura de Sejima e Nishizawa (…) buscam a qualidade essencial da arquitetura, que resulta em uma desejada objetividade, economia de meios e contenção. Essa economia de meios, no entanto, não se torna uma simples operação de redução, nas mãos desses arquitetos. Ao contrário, trata-se de uma rigorosa e intensa investigação, ancorada em trabalho e determinação. É um processo de refinamento contínuo, em que o programa de cada cliente é investigado profundamente e em que múltiplas possibilidades de projetos são exploradas, por meio de numerosos desenhos e modelos, que são analisados. As ideias são consideradas e descartadas, reconsideradas e retrabalhadas, até que restem apenas as qualidades essenciais do desenho. O resultado é a união de estrutura e organização, lógica e beleza. 
(…) Eles utilizam materiais comuns e ao mesmo tempo se mantêm atualizados em relação às possibilidades da tecnologia contemporânea; a compreensão do espaço, para esses arquitetos, não reproduz modelos convencionais. Eles optam, com frequência, por espaços não hierarquizados – ‘equivalência de espaços’, nas palavras dos próprios arquitetos – criando edifícios despretensiosos e democráticos, de acordo com o contexto e com o orçamento, em cada caso. Este é  um espaço a ser utilizado por estudantes à noite e durante todo o dia. Originalmente concebido como um edifício de pavimentos, durante o desenvolvimento do projeto, tornou-se um espaço simples, vasto e fluido. Os diversos espaços da edificação (biblioteca, restaurante, áreas de exposição, escritórios, etc) são diferenciados não por paredes, mas por ondulações em um piso contínuo, que sobe e desce para acomodar diferentes usos, permitindo perspectivas através dessa ‘paisagem de pessoas’.
A relação do edifício com o seu contexto é de grande importância para Sejima e Nishizawa. Eles definem os edifícios públicos como ‘montanhas na paisagem’, acreditando que nunca se deve perder a conexão natural e repleta de significados do edifício com o entorno.
(…) .”

O edifício, desenhado pela aclamada empresa japonesa SANAA, apresenta uma superfície de concreto impressionante, moldando-se em um espaço fluido para estudantes desfrutar. Nesta vídeo http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=4O0OqdIoOPQ vemos comentários interessantes por Ryue Nishizawa sobre a relação entre as formas orgânicas da arquitetura e da vida humana. Enquanto o edifício é um retângulo perfeito em sua vista aérea, as curvas e declives que definem o espaço interior dão uma aparência totalmente orgânica.
 
 
Ficha Técnica
Rolex Learning Center Autores: SANAA – Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa Equipe: Yumiko Yamada, Rikiya Yamamoto, Osamu Kato, Naoto Noguchi, Mizuko Kaji, Takayuki Hasegawa, Louis-Antoine Grego Local: Lausanne, Suiça Cliente: EPFL Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne Arquiteto local: Architram sa Renens, Suiça Dimensões do terreo: 88,000 m2 (166.5 m x 121.5 m) Área de piso: 37,000 m2 Concurso: 2004 Construção: 2007-2009 Custo de construção: USD 93 milhões Fontes: http://concursosdeprojeto.org/ http://www.archdaily.com/50235/rolex-learning-center-sanaa/ http://rolexlearningcenter.epfl.ch/

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